Desenvolvimento de Games

       Olá, bom dia, boa semana. Paz.
       Eu me chamo João Arthur Oliveira Valério, curso informática no Instituto Federal de Alagoas (Campûs Arapiraca). A utilidade desse blog é bem simples, falar um pouco sobre a informática e tecnologia de uma maneira geral e as vezes focada.

       Para começar irei falar sobre o desenvolvimento de games ou de jogos, seja qual for o termo que você queira usar. Então, sem mais delongas, vamos para o que interessa.

        O desenvolvimento de jogos eletrônicos é uma área que está presente no mercado, ela consiste em criar jogos eletrônicos para entretenimento, diversão e em alguns casos para fins didáticos. Esses jogos podem ser produzidos por uma empresa grande, pequena ou até uma única pessoa, que são chamados de desenvolvedores Indie ou independente. Hoje em dia é uma área que está em alta por conta do avanço tecnológico e porque é uma forma de distração para as pessoas.

         Para desenvolver um jogo é necessário que haja alguém para coordenar o desenvolvimento de forma geral, que seria o Produtor, alguém para projetar as mecânicas, enredo e interface do jogo, sendo o Designer, alguém para criar os códigos em uma linguagem para que o jogo funcione, ou seja, um programador, alguém para manipular a arte visual do jogo, tais como objetos em 3D, caso o jogo seja em 3D, ou para desenhar os sprites, caso seja 2D, que seria o artista, alguém para criar os efeitos sonoros e músicas do jogo, ou seja, sonoplasta e por fim, alguém para testar esse jogo, ou seja o Testador. Isso não quer dizer que seja necessárias 6 pessoas para desenvolver o jogo, pois como foi citado antes, é possível fazer tudo sozinho, porém vai exigir bem mais do desenvolvedor. A produção de um jogo exige algumas fases, que são a produção gradativa do jogo, ou seja, passo a passo. Essas fases são a Pré-produção, nela é criada documentações onde são guardadas informações sobre o jogo, a Produção, onde é desenvolvido o que está nas documentações da fase anterior. Depois dessas duas fases tem o marco, nele é liberado versões do jogo em um período de desenvolvimento.


         Não é necessário ser uma empresa grande como a Konami, Actvision, EA Sports, Valve ou Rockstar para produzir um jogo de alta qualidade, tanto que as vezes, até essas empresas fazem jogos de qualidade duvidosa, porém tem algumas empresas pequenas que fazem jogos muito bons, como a Red Barrels, Hi-Rez e a Frictional Games. Essas empresas fizeram jogos muito bons, ou pelo menos agrada muita gente e são menos conhecidas, existem também os desenvolvedores que fazem tudo sozinho e fazem um jogo muito bom, como é o caso do IMSCARED, que foi criado por uma única pessoa. Então, você pode criar o seu próprio jogo sim, você apenas precisa de foco e dedicação.

Comentários

Postar um comentário